quinta-feira, 3 de maio de 2007

ONU finaliza relatório sobre combate a aquecimento!

Especialistas internacionais em clima, reunidos em Bangcoc, chegaram a um acordo sobre as medidas a tomar na luta contra o aquecimento do planeta. A aprovação formal do relatório produzido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Orgainzação das Nações Unidas (ONU), ocorre nesta sexta-feira.

O relatório trará medidas que devem ser tomadas em relação ao fornecimento de energia, transportes, habitação, agricultura, indústria e manejo de resíduos para ajudar a combater a mudança climática. Desde o início da reunião em Bangcoc, na segunda-feira, o IPCC já deu algumas dicas do que precisa ser feito contra o aquecimento.

Reduzir uso de combustíveis fósseis
A combustão dos combustíveis fósseis, como o carvão, é uma das principais fontes de emissão de gases-estufa na atmofesra, com o CO2. Mas, por ser uma alternativa barata, o carvão satisfaz, atualmente, 40% das necessidades elétricas mundiais.

Maior emprego da energia nuclear
Investir na produção de energia nuclear é uma forma de reduzir as emissões de dióxido de carbono, porém, essa fonte de energia gerar protestos por parte de organizações ambientalistas, como o Greenpeace, que a considera insegura e economicamente inviável. "O legado dos resíduos nucleares continua sem ser resolvido, e diariamente ocorrem acidentes no mundo", afirmou o Greenpeace.

Uso de biocombustíveis
Os biocombustíveis, como biodiesel, etanol, metanol e metano, são fontes de energias renováveis e derivam de produtos agrícolas, como cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras matérias orgânicas. Eles podem ser usados isoladamente ou adicionados aos combustíveis convencionais.

Captura do CO2
Uma opção para reduzir o efeito estufa é a construção de torres que capturam o CO2 antes que ele atinja a atmosfera e levam o gás para depósitos subterrâneos e jazidas no fundo do mar. China e Índia, dois dos países que mais poluem, já construíram engenhos similares, mas menos avançados e que ainda não deram resultados satisfatórios.

Fabricação de veículos híbridos
O setor de transportes é motivo de grande preocupação, já que vem aumentando o uso de carros e aviões, o que resulta em uma elevação das emissões de gases do efeito estufa. Os veículos híbridos poluem menos, porque têm, além do motor de combustão interna, um motor elétrico.

Limites para indústrias
O IPCC considera propor que se imponham novos controles a poluentes como o metano e aos produtos químicos que contribuem para o efeito estufa.

Maior uso do gás natural
O gás natural pode ser usado em estado gasoso e na forma líquida. As duas formas geram uma menor emissão de poluentes do que a gasolina

Proteção de florestas
Para o IPCC, incentivar o reflorestamento e evitar o desmatamento são as alternativas "mais fáceis e baratas" para reduzir as emissões de gases poluentes. Não se sabe se o órgão irá propor compensações econômicas aos países em desenvolvimento com grandes recursos florestais, como Brasil e Indonésia, para não permitirem o desmatamento de suas florestas.

[s]. Equipe ENERGIA!

Nenhum comentário: