sábado, 18 de agosto de 2007

Defensores do uso da bicicleta - Movimento Curitiba

Centro de Criatividade é ponto de encontro dos defensores do uso da bicicleta
> publicado em 16/08/2007
O Centro de Criatividade de Curitiba, espaço da Prefeitura localizado no Parque São Lourenço, transforma-se a partir do próximo sábado (18) até 16 de setembro, no ponto de encontro dos ativistas que defendem o uso da bicicleta em substituição ao automóvel. Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o grupo de simpatizantes da causa organizou uma programação de exposição, palestras e performances para divulgar a proposta junto à população.

O evento começa com a inauguração, às 16h, da exposição “A bicicleta, a arte, a mobilidade”, que reúne trabalhos de 20 artistas simpatizantes do pedal. Todos produziram obras especialmente para a exposição, com temas relacionados às bicicletas. Entre eles estão Alfi Vivern, Denise Roman, Cristina Fauquemont, Andréia Las, Bruno Tomé, Davi Rubinstein, Juan Parada e Cláudio Celestino.

Além da exposição, toda segunda-feira, às 19h30, haverá palestras com artistas, ciclistas e jornalistas, culminando com um debate final sobre a necessidade de estabelecer um novo paradigma urbano, contrário à cultura do automóvel que hoje impera em todas as cidades. Também está programada, para o dia 25 de agosto, a “bicicletada”, uma tradicional performance de rua.

A “bicicletada” já acontece todo último sábado de cada mês. Um grupo de aproximadamente 50 ciclistas sai para passeios “críticos” de bicicleta pela cidade, impondo-se no trânsito e afirmando-se como detentores do espaço tanto quanto os veículos de quatro rodas. A “bicicletada” é um movimento mundial, que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, e hoje tem vários adeptos pelo Brasil. São Paulo e Fortaleza são outras capitais onde eles se reúnem. Em Curitiba, o movimento – que não é institucionalizado e é aberto à livre participação - começou em dezembro de 2005.



De acordo com um dos organizadores do evento, Jorge Brand, o alvo principal das atividades é o combate à cultura do automóvel. “Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e enfrenta as ruas diariamente sabe o quanto é selvagem essa transformação que ocorre com as pessoas quando elas sentam dentro de um carro”, afirma.

Os ativistas acreditam que o uso preferencial da bicicleta no cotidiano pode transformar a sociedade. Pedalando para ir ao trabalho ou à escola, a pessoa economiza dinheiro, não polui o meio ambiente, evita a produção de ruídos indesejáveis, adquire um hábito de vida mais saudável e passa a interagir melhor com o seu habitat. “A bicicleta favorece a comunicação entre as pessoas, possibilita uma convivência mais harmoniosa, diferente da velocidade desenfreada e perigosa da cultura do automóvel”, diz Jorge Brand.



Confira a programação de debates:



20/08 às 19h30 - A bicicleta como meio de transporte na cidade - Debate sobre a mobilidade em duas rodas na cidade de Curitiba

Roseli Isidoro - Vereadora

Ulrich Jäger – Consultor sobre mobilidade não-motorizada

José Carlos Fernandes – Jornalista

Projeção de vídeo-documentários



.27/08 às 19h30 - S.O.S Bikes - aula prática de mecânica básica para a manutenção de bicicletas

- De bike na estrada - conversa sobre cicloturismo e liberdade

Fernando Rosenbaum – Artista plástico

Evandro Haribol - Chef



03/09 às 19h30 - A rua como espaço de convivência – Debate sobre o uso do espaço na arte contemporânea

Leila Pugnaloni – Artista plástica

Paulo Reis – Professor e crítico de arte

Juan Parada – Artista plástico



10/09 às 19h30 - A necessidade de um novo paradigma urbano

- Considerações sobre a cultura do automóvel

Reflexões finais sobre o evento



Serviço:

Exposição “A bicicleta, a arte, a mobilidade”

Local: Centro de Criatividade de Curitiba – Parque São Lourenço

Data: Abertura dia 18 de agosto, às 16h. Até 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Ciclo de palestras e debates

Toda segunda-feira, a partir do dia 20 de agosto, às 19h30

“Bicicletada” – dia 25 de agosto, com saída às 9h30 do pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

Entrada franca



Contato com os organizadores:

Jorge Band – (41) 3363-3113/ 9678-7091

Juan Parada – (41) 9125-8999


Autor : Imprensa
Fonte : FCC

Um comentário:

www.eraldonaz.com disse...

Bom dia...

Estou escrevendo aos meus amigos para sugerir que façam um teste com as cápsulas MPG-CAP´s...

O carro é um mau necessário, muitas pessoas vão ficar alheias ao seu apelo, mais podemos dar-lhe uma outra opção...

Eu já uso no meu carro a mais de um ano e posso garantir que funcionam...

Além da economia no combustível, elas descarbonizam o motor e eliminam até mais de 80% da poluição emitida pelo carro, a Bosch alemã conseguiu 92%.

No Brasil temos um laudo da UFMG, temos empresas e órgãos públicos usando em fase de testes e até de consumo mesmo, uma revista de circulação nacional esta fazendo um teste de uso e vai lançar o seu parecer numa próxima edição...

Saiba mais sobre o assunto no meu site pessoal www.eraldonaz.com ou no meu site de distribuidor FFI www.eraldoffi.myffi.biz

A nossa empresa funciona em 3 modelos de vendas :

1 - Vendas corporativas
2 - Comércio eletrônico
3 - Vendas diretas


Pensamento:

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.
John Wooden

Eraldo Nazário

www.eraldonaz.com

fone +55 48 9109 2112 / +55 48 3623 3812
e-mail eraldo.naz@uol.com.br (principal)
e-mail eraldonaz@hotmail.com (msn)
skype eraldo.naz
ooVoo eraldonaz