domingo, 12 de agosto de 2007

Economia de Energia

Matéria interessante no site do Instituto Ethos

Versão do Google na cor preta economiza energia
O site www.blackle.com é uma versão do buscador Google na cor preta - foi criado assim pela empresa australiana Heap Media para economizar energia. Isto porque pesquisas de consumo de energia indicam que monitores de computador consomem menos energia com cores mais escuras. Quando a tela do monitor é branca, o equipamento consome 74 watts. Quando a página usa tonalidades mais escuras, sobretudo a preta, o consumo de energia cai para 59 watts.

A Heap Media "importou" a idéia do blog ambiental Ecolron, cujo autor é Mark Ontkush. Mark escreveu um artigo sobre energia, fazendo uma comparação sobre a economia de energia que seria feita se o Google usasse uma tela preta. O Google responde a mais de 100 milhões de consultas/dia. Se usasse tela preta, o Google economizaria 750 megawatts por ano, energia suficiente para abastecer 284 famílias-padrão por ano.

Esta é uma medida simples que empresas de internet no Brasil também poderiam adotar.

De acordo com o Ibope/Net Ratings de junho, o Brasil possui 33 milhões de internautas que permanecem online por 22 horas / mês por internauta - é o internauta que mais tempo fica online no mundo. Se nos basearmos nos parâmetros do Blackle, o Brasil poderia economizar energia para abastecer uma cidade de 10 mil habitantes.

Outra atitude simples que ajuda a economizar energia (e a gastar menos) é desligar qualquer eletrodoméstico das tomadas.

O consumidor individual poderia economizar quase 110 reais / ano com a conta de luz, se desligasse da tomada os eletrodomésticos. Desligar o DVD da tomada traz uma economia anual de 30 reais; a televisão traz 17 reais de economia; o aparelho de som permitiria poupança de 15 reais; forno de microondas (12 reais); recarregador de celular, 7 reais.

Liu

Nenhum comentário: